• Isabelle Ferreira

Passo a Passo para Criar uma Tabela Dinâmica!

A Tabela dinâmica é um dos recursos mais úteis do Excel para quem quer analisar dados de diversas formas e de um jeito mais simples e instantâneo. Apesar de ser uma funcionalidade muito útil e facilitadora do trabalho, muitas pessoas ainda não sabem como criar uma ou mesmo utilizá-la da forma mais eficiente. Por esse motivo, a Corteza trouxe essa semana um passo a passo para criar e utilizar esse recurso da melhor forma!


Passo 1:

A primeira coisa a ser feita é mostrar para o Excel qual tabela você quer trabalhar. Isso pode ser feito de duas maneiras, selecionando uma célula dentro da tabela que você quer analisar ou selecionar toda a tabela. Feito isso, na aba "Inserir", escolha a opção "Tabela Dinâmica".








Passo 2:

Um caixa irá abrir automaticamente com os seguintes campos:













  • Selecionar uma tabela ou intervalo: Selecione esse campo caso a sua tabela esteja na mesma folha ou ficheiro que está aberto. Aqui você pode verificar quais as células que começam e terminam a sua tabela. Caso não seja o intervalo desejado, é só clicar na barra branca e selecionar tudo de zero;

OU

  • Utilizar uma origem de dados externa: Este campo só deve ser selecionado se a sua fonte de análise estiver em um outro documento do seu computador.

  • Nova Folha de Cálculo: Este campo deve ser selecionado se você deseja que sua Tabela Dinâmica seja aberta em outra folha;

OU

  • Folha de cálculo Existente: Este campo deve ser selecionado se você deseja que sua Tabela Dinâmica seja aberta na mesma folha. Em “Local”, clique na barra branca e escolha uma célula em branco da sua folha de cálculo para aparecer a sua Tabela Dinâmica. É a opção mais recomendado pois facilita as análises e atualizações na tabela original e na dinâmica.

Escolhido quais os seus campos, clique em “OK”.


Passo 3:

Com a sua tabela já criada, uma nova caixa irá aparecer:















Na parte “Escolha campos para adicionar ao relatório” aparecem automaticamente as colunas com os respetivos cabeçalhos da tabela original.

Os quadros Filtros, Colunas, Linhas e Valores em “Arrastar campos entre as áreas abaixo” servem para você arrastar os seus cabeçalhos para cada área dessa. Para fazer isso é muito simples, basta selecionar o cabeçalho desejado > segurar com o botão esquerdo do rato > escolher o quadrado desejado e soltar nele.

O quadro Filtro você criará filtros para a tabela;

Os quadros Colunas e Linhas indicam a disposição que você quer os cabeçalhos da sua tabela. O quadrado Linhas deixa a tabela mais visual, por isso é o mais indicado.

O quadro valores é onde os cálculos serão feitos. Por padrão, assim que se arrastar um cabeçalho para cá ele irá fazer uma SOMA.SE (caso não conheça a fórmula SOMA.SE, veja nosso outro artigo que explica sobre Funções Condicionais). Mas, com o seu cabeçalho já nesse quadro, você pode alterar para outros tipos de cálculo clicando na seta que aparece do lado direito do nome e ir na última opção “Definição de campos de valores”.


Passo 4:

No caso do quadro Valores, os dados são números inteiros ou com casas decimais. Para alterá-los, vá novamente em “Definição de campos de valores” > "Mostrar Valores como" e escolha a opção desejada.










Passo 5:

Sempre que uma informação ou valor for modificado na sua tabela original, a Tabela Dinâmica deve ser atualizada. Para isso, clique com o botão direito do mouse sobre ela e, no menu de contexto, selecione "Atualizar". Caso queira atualizar todas as tabelas dinâmicas da sua planilha, você deve acessar a aba "Analisar", ir "Atualizar" e pressionar a opção "Atualizar Tudo".


Simples, né? Agora que sua tabela está criada, basta arrastar tudo para os quadros certos e escolher os cálculos e visualizações certas e ganhe muito tempo trabalho. Se gostou dessas dicas, veja também nosso outro artigo sobre como optimizar a sua folha de cálculo.

Você também pode criar gráficos normalmente com as Tabelas Dinâmicas.


Gostou do passo a passo? Ficou com alguma dúvida ou gostava de aprender mais sobre o assunto? Entre com contacto connosco que ajudaremos você com isso!

7 visualizações