• Isabelle Ferreira

Saque ficheiro gratuito e automatizado de Análise SWOT!

Atualizado: 11 de Dez de 2020

Essa semana o blog da Corteza Formações trouxe uma novidade! Criamos um ficheiro de uma ferramenta de gestão extremamente importante para que você faça uma análise da sua empresa e consiga traçar planos de ações para melhorar os processos organizacionais e o seu desempenho.


Primeiro, você já ouviu fazer em análise SWOT? Pois bem, ela é uma das ferramentas do Planejamento Estratégico e permite entender as variáveis de uma empresa em 4 pontos: forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Hoje é bastante utilizada pois ela lhe permite pensar em pontos bons e ruins e após isso, analisar o impacto que cada um tem no cotidiano do seu empreendimento e por fim, mensurar os resultados e trabalhar de forma estratégica em cada um deles.

Já utiliza a SWOT ou ficou interessado? Independente da resposta, fizemos algo bem diferente no ficheiro! Além de automatizarmos tudo, você ainda pode atribuir notas para cada ponto e no final você vai conseguir visualizar de forma prática e rápida o que mais influencia na sua empresa.

Vamos a um pequeno tutorial para que você utilize o documento com a máxima eficiência!

  1. Na primeira aba, “SWOT”, comece analisando os fatores internos da empresa e em forças coloque as vantagens oferecidas por você em relação ao mercado que atua. Depois, em fraquezas indique fatores que você julgue que impendem melhores resultados

  2. Após identificar as forças e fraquezas, analise os fatores externos, começando pelas oportunidades onde você identifica características que influenciam em sua empresa e podem potencializar o seu negócio e por último, preencha as ameaças que podem influenciar seu negócio de forma negativa.

  3. E para lhe ajudar, já até deixamos umas perguntinhas prontas em cada um dos quadros para que você possa começar a pensar em como preencher nosso ficheiro 😉

  4. Já a aba, a “Matriz de Correlação”, os pontos da SWOT já ficam preenchidos automaticamente e você só precisa dar notas de 1 a 3 - onde 3 tem grande influência e 1 menos influência - para analisar como um fator influencia em outro.

  5. Por último, a aba 3, de “Plano de Ação” já soma as pontuações para indicar quais as prioridades e por onde você pode começar a pensar em estratégias de melhoria. Lembrando que quanto maior a sua soma, mais urgente é a ação.

Gostaram? Aproveite para perceber como sua empresa está posicionada em relação aos concorrentes e clientes e tenha uma visão ampla do seu nicho de mercado!

Se gostava de conhecer novas ferramentas, entra em contacto que podemos ajudar! A Corteza também trabalha com consultorias e ficheiros personalizados para si.



Análise SWOT - Corteza
.xlsx
Download XLSX • 59KB

50 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo