• Isabelle Ferreira

Gestão Financeira com Excel: principais vantagens

Este artigo tem como finalidade demonstrar a importância do Excel em um dos setores que o software é mais utilizado: o Financeiro. Já sabemos porque o Excel é tão importante e muito utilizado nas empresas (leia nosso artigo sobre a Importância do Excel nas Empresas de Portugal).

Em resumo, ele é basicamente um editor de folhas de cálculo que possibilita criar fórmulas para realizar cálculos, gerar gráficos intuitivos, organizar e armazenar dados e informações e otimizar o seu tempo e trabalho.


Além de tudo, ele pode ser usado de forma online e colaborativa (veja como no nosso artigo sobre Google Sheets). Profissionais de diversas áreas utilizam suas funcionalidades para todo tipo de trabalho pois acredite, suas ferramentas viabilizam criar e trabalhar com folhas de cálculos para o que você quiser! Mas nosso foco hoje é Gestão Financeira com Excel!


Gestão Financeira com Excel | Fluxo de Caixa | Corteza Portugal

Então, porque o Excel é tão conhecido nos setores financeiros?


Vamos começar respondendo esta pergunta pela função mais básica das finanças, o fluxo de caixa. Já está mais que comprovado que o Excel é realmente a melhor opção para elaborar um fluxo de caixa completo e automatizado. É possível inserir entradas, saídas, lucros, rendas, despesas, cadastrar recursos e colocar fórmulas automatizadas para fazer cálculos instantâneos e precisos.

Para além disso, os relatórios ficam muito mais detalhados e os dashboards dão um ótimo direcionamento para o que está bom e o que precisa ser melhorado dentro desse setor, fazendo com que seu controle financeiro seja muito mais efetivo e retrate a realidade da sua empresa.


Outra vantagem que muita gente não sabe como utilizar são as fórmulas voltadas para o financeiro. O Excel disponibiliza funções para calcular taxas de juros, números de parcelas, valores presentes e futuros e até mesmo metas. Muito rápido e prático, né? Com o conhecimento certo é incrível o tempo poupado e a diminuição de erros! Para quem trabalha principalmente com financiamentos, orçamentos, investimentos ou empréstimos, elas são uma ótima opção.


Para finalizar, outro recurso muito importante é a proteção de folhas de cálculos e células. A edição de dados é sempre uma ameaça, principalmente quando várias pessoas utilizam o mesmo ficheiro.

Outro problema é pessoas não autorizadas conseguirem olhar os resultados e valores em sua base de dados, o que pode dar muitas informações indevidas. O lado bom disso é que é relativamente simples conseguir “travar” tudo o que só você pode manipular e ver, facilitando assim trabalhar com outros setores ou profissionais que não podem ter acesso ao setor financeiro da empresa.


Com todas essas facilidades não é a toa que esse software é tão conhecido por quem trabalha com Finanças e Gestão Financeira. Sabendo dessa necessidade, a Corteza também cria ficheiros e dashboards à medida para você e sua empresa ou dá aulas e dicas para que você crie seu próprio ficheiro.



Ficou interessado? Entre em contacto que trabalharemos da melhor forma para adequar as folhas de cálculos à sua necessidade!

49 visualizações