• Isabelle Ferreira

Funções de Lógica no Power Bi (DAX)

Atualizado: 4 de Set de 2020

É normal assustar-se quando falamos em matemática, cálculos e fórmulas. E quando trazemos isso para programas de computador algumas pessoas se assustam mais ainda! Para desmistificar que é preciso dominar números e funções para aprender Power BI, o artigo de hoje serve como uma breve introdução e traz de forma simplificada funções desse software para desenvolver um modelo de dados, as funções DAX.


Para começar, elas são bastante usadas em relatórios e Dashboards e o motivo é simples, nem sempre só criar visualizações e gráficos com dados brutos é o suficiente, as vezes é preciso trabalhar com um determinado período de tempo, filtros e informações bem específicas.

Para tornar seu trabalho mais dinâmico e inteligente, as funções DAX ensinadas hoje serão as funções de lógica.

Função IF – Checar uma condição

Antes de falar sobre as funcionalidades dessa fórmula, é importante comentar que inserir uma função no Power Bi é bem semelhante ao Excel, basta você começar a digitar uma fórmula na barra de fórmulas e uma lista de funções já aparecem disponíveis para seleccionar.

Sendo assim, a função IF verifica seu argumento e caso ele tenha sido atendido, retorna o valor atribuído como verdadeiro e por exclusão, se não atender ao argumento, retorna o valor se falso.


Sintaxe da fórmula: IF (<teste lógico>;<valor se verdadeiro>;<valor se falso>).


SWITCH – Retornar diferentes resultados

Dentre as funções lógicas esta é uma de grande ajuda pois simplifica o uso do IF.

A função avalia uma expressão em relação a uma lista de opções e retorna um desses resultados de acordo com o contexto.


Sintaxe da fórmula: SWITCH (<expressão>; <valor>; <resultado>; <valor1>; <resultado1>; …; <caso contrário>).


Função AND – Verificar se dois argumentos são verdadeiros

Esta função retorna dois resultados possíveis e só aceita dois argumentos: verdadeiro se ambos os argumentos forem verdade e caso contrário, retorna falso.

Sintaxe da fórmula: AND (<lógica1>;<lógica2>)


Função OR – Verificar se apenas um dos argumentos é verdadeiro

Diferentemente da função AND, na OR basta uma das argumentos ser verdadeiro para retornar o resultado como verdade e falso se os dois argumentos não atendem nenhuma das condições. Esta função também aceita apenas dois argumentos, como mostra a estrutura abaixo.

Sintaxe da fórmula: OR (<lógica1>;<lógica2>)


Nota: Operador && - Verifica múltiplos argumentos

Vimos acima que as funções AND e OR só aceitam dois argumentos. Mas caso você queira avaliar se mais de um argumento é verdade, você pode! Basta utilizar o operador && para unir as funções e evitar uma série de cálculos combinados.

Se o && for usado na função AND, então todos os argumentos devem ser verdadeiros para que a fórmula funcione. Se for usado para OR, apenas um já traz o resultado como verdade.



Ficou curioso para entender como essas funções funcionam na prática? Entre em contacto e comece o mais breve possível suas aulas de Power BI com a Corteza Formações!

123 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo