• Isabelle Ferreira

8 Razões para aprender Excel

Atualizado: Out 14

Cada vez mais os anúncios de vagas de emprego pedem um pré-requisito, Ms Excel na óptica de utilizador. E o motivo já falamos algumas vezes por aqui que, para além de controlar gastos, ele facilita o trabalho ao manipular de um jeito simples e rápida grandes quantidades de dados.


De forma bem breve e dinâmica, decidimos listar algumas razões para você aprender Excel:


1- Competitividade

A competitividade no mercado de trabalho só cresce! Não deixe de se destacar entre seus concorrentes por falta de conhecimento no software. É importante se capacitar para não correr o risco de ser eliminado na selecção.

2- Produtividade Já falamos sobre imensas funcionalidades que lhe ajudam a otimizar suas atividades diárias e poupar retrabalhos. Ganhe tempo e faça o Excel trabalhar para si!

3- Universal

O Excel é um software universal, o que significa que não importa onde você irá trabalhar, a única coisa que vai mudar de um local para outro é a língua! As fórmulas serão sempre as mesmas, é só traduzir e você terá todas as funcionalidades em mãos.

4- Análises

Entenda seu negócio e como ele funciona ao coletar os dados, criar dashboards e analisá-los.

Tira suas conclusões e trabalhe em cima dos pontos de melhoria para alavancar sua carreira.

5- Não será extinto

Como existem variados softwares, muitos acham que o Excel cairá em desuso. Falso! Muito pelo contrário, além dele se encaixar em diversos cenários e áreas, as empresas dificilmente fazem uma transição e atualização de softwares. Sem contar que até hoje não existe um software a altura das funcionalidades do Excel!

6- Ficheiros portáteis

Os documentos de uma forma geral são leves e rodam em qualquer tipo de computador, só depende da versão do software que você tem. Você também pode guardar ele em nuvens, pen drives, celulares e e-mail para utilizar novamente quando quiser.

7- Simplicidade no aprendizado

Uma empresa que utiliza Excel tem garantidamente menos custos com treinamentos de seus funcionários e o motivo é simples! Além dos cursos terem custos acessíveis, seu sistema exige poucas horas de aprendizagem.

8- Networking

O Excel ajuda você a se destacar dentro da sua empresa. Isso porque geralmente todas as áreas fazem uso de ficheiros para análises e controlos, então ao ser chamado para auxiliar outros colegas de trabalho, você aumenta sua rede de conhecidos e ganha mais visibilidade.

Além destas, existem inúmeras outras razões para você aprender e dominar essa ferramenta. Fale com a gente que ajudaremos você a crescer como profissional!

Convidamos você a também ler nossos artigos Importância do Excel nas empresas e 5 Dicas para Optimizar seu Trabalho no Excel! para pegar umas dicas e entender a importância do software.

57 visualizações