• Júlia Pereira

7 principais diferenças entre Power Bi e Excel

Cada vez mais as empresas necessitam da gestão de dados para que possam crescer e serem competitivas no mercado. Porém, quando o assunto é gestão de dados, muitos líderes de equipas fazem a seguinte questão: Qual o software devemos utilizar?

Para que conheça qual o melhor momento de utilizar e as diferenças entre o MS Excel e o Power BI, nos oferecemos este artigo para si.

Uma ótima leitura!


Caso você não conheça o programa Power BI da Microsoft, já fizemos uma breve introdução do que ele é e como colabora na gestão das empresas no artigo Power BI: O Que é e Porque Está Dominando o Mercado, e falamos também sobre o MS Excel, sua definição e importância em todos os tipos de empresa em A Importância do Excel nas Empresas de Portugal .


Agora, veja abaixo as suas principais diferenças e quando é recomendado utilizar cada um dos softwares de gestão da Microsoft.

  1. Dashboards Se você trabalha com análise de dashboards, o Power BI faz essa tarefa como nenhum outro software, através das aplicações contidas neste programa é possível criar dashboards inovadores e inteligentes que permitem análises mais profundas e muito mais interessantes.

  2. Finalidade O Excel é a ferramenta mais utilizada para análise de dados, porém quando os dados são muito extensos e necessitam ser cruzados com outros para a análise, as suas funções não atendem muito bem este pedido. Neste momento entra o Power BI, uma ferramenta simples, que trabalha com dados cruzados mais rapidamente e entrega dashboards mais modernos.

  3. Estilo de Análises Caso você necessite de uma análise rápida e menos profunda, o Excel é o software que te ajudará nesta atividade, mas se você necessita fazer uma análise mais profunda e com uma grande quantidade de dados, o Power BI será a ferramenta que entregará um melhor resultado.

  4. Velocidade de Carregamento Se você possui uma grande quantidade de dados, o Power BI é infinitamente mais rápido comparado ao Excel, mesmo se estiver utilizando os seus suplementos (Power Pivot, Power Query, Power View e Power Map).

  5. Disponibilidade de Relatório No Power BI o relatório pode ser disponibilizado de uma forma que qualquer pessoa possa analisar os seus dados, rápido e simples como um site, o que auxilia muito neste momento de teletrabalho ou em caso de grandes equipas. No Ms Excel por sua vez, os relatórios são limitados para um grupo específico e precisam de maiores procedimentos para a sua disponibilização.

  6. Estilo de Tabela Uma propriedade muito utilizada no Excel é a criação e manipulação de Estilos de Tabela, uma função que auxilia muito quem trabalha com a inserção e manipulação de tabelas, pois automatiza ainda mais este processo. O Power BI não possui a praticidade para realizar este tipo de relatório.

  7. Estilos de Dados O Power BI é melhor aplicado quando necessita-se analisar um conjunto de dados em modelo extenso e complexo, por exemplo, números de vendas em lojas em diferentes cidades, indicadores de horas trabalhadas em uma empresa, indicadores de marketing digital analisados repetidamente. Enquanto o Excel é melhor aplicado em modelo de dados simples, porém que necessitam de uma gama de funções para serem analisados.

Pronto, agora já entende melhor em quais momentos utilizar cada uma as ferramentas de análise de dados!

Caso queira aprender a utilizá-las como um expert entre em contacto connosco pelo link abaixo e receba 2 horas gratuitas e sem compromisso!

Clique aqui

71 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo